quarta-feira, 18 de agosto de 2010

OUTDOORS INTERATIVOS


Todos sabem que do Japão chegam as mais variadas inovações tecnológicas. E, dessa vez, a novidade é digna de filme de ficção científica: outdoors de publicidade digital, em algumas estações de metrô em Tóquio, estão equipados com câmeras que lêem o sexo e faixa etária das pessoas para, assim, adequar as suas mensagens comerciais de acordo com o público que por ali passa. Basta "ele" ou "ela" olhar para a tela por um segundo que pronto, as informações serão captadas ! Com a análise desses dados, as empresas podem fornecer anúncios interativos que acertem, em cheio, as vontades das pessoas que usam a estação em um determinado momento. Nessa onda, já foi instalada numa das estações da cidade uma máquina de bebidas que oferece opções de águas, sucos, chás e etc de acordo com as informações que ela coleta só de "escanear" o possível cliente, que deve ficar parada por alguns segundos na sua frente! Quando o "menu" aparecer, basta selecionar a sua preferida, pelo touchscreen, é claro!  e decidir se vai pagar em dinheiro, com seu telefone celular ou com cartões. Lembra do filme "Minority Report", de Steven Spielberg, estrelado pelo galã Tom Cruise? Nele, outdoors tão interativos quanto esses reconheciam as pessoas pelo nome e faziam sugestões de aquisição! O projeto japonês, no entanto, não identifica as pessoas e só recolhe dados demográficos. A empresa disse que não vai salvar nenhuma imagem capturada, apenas os dados recolhidos sobre os grupos de pessoas! E aí, isso pra você é invasão de privacidade e controle dos indivíduos ou apenas uma ótima (e inofensiva!) ferramenta de marketing?

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