quarta-feira, 14 de julho de 2010

ON ART NOW: ISABELLE TOUCHBAND


Goethe, poeta e pensador alemao do século XVIII, sustentava uma crença pouco ortodoxa entre seus pares. Dizia ele que a natureza e a criação humana eram forças que se complementavam.Nesse contexto o artista nada mais seia do que um canal de materialização da arte, expressão esta que chega ao mundo proveniente de outra dimensão, muito mais suil que a nossa. A teoria parece complicada e causou polêmica em um mundo que acabava de descobrir as luzes da ciência. Mas, o fato é que, embora combatida e por vezes descriminada, ela viajou no tempo fazendo discípulos pelo caminho. Talvez a artista plástica Isabelle Touchband seja hoje um dos exemplos de como tudo isso funciona.



Desde que vi pela primeira vez seu trabalho me encantei. E por um acaso saiu na revista Vero ( de circulação aqui em Alphaville) deste mês, uma matéria enorme sobre ela. Muito bom para o bairro que se escrevam notícias sobre artistas plásticos e cultura no geral, coisa que as revistas bairristas locais deixam a dejesar! Ponto para a revista Vero Alphaville!

Isabelle é dona de um estilo inconfundível, com traço marcante e cores quentes, arte para ela é questão de fechar os olhos e entrar no clima, entregando-se totalmente à inspiração.Filha da ex-tenista Marilene Touchband e do renomado pintor e arquiteto francês Émile Touchband, Isabelle se destaca na arte comtemporânea seguindo os passos do pai. Um homem que, aportou nos trópicos na década de 1950 repleto de credenciais, entre elas Marc Chagall na elaboração da "Ópera Garnier", cartão postal da capital francesa.

Atualmente ela tem como casa  e espaço criativo um casarão de 1937, super charmoso e bem decorado numa rua tanquila no Jardim Paulista.No fundo um ateliê de vidro disputa espaço com uma árvore sibipiruna, pássaros e esculturas. É nesse Éden particular que ela dá vazão a uma espécie de atmosfera onírica cheia de motivadores estéticos e criativos.Muitos de seus trabalhos tem a influência flamenca. Uma coisa espanhola pulsa dentro dela!









Alguns trabalhos de Isabelle. Meus favoritos!








Isabella também é muito famosa por seus vasos. Eles vivem saindo na Revista Vogue, olha só:



Eu particularmente adoro essa ilustração que ela fez para a revista Cláudia para as previsões de 2010!



Flyer da exposição que fez em Paris:


Para quem quiser saber mais do trabalho de Isabelle Touchband é clicar aqui

Nota de rodapé: Fotos revista Vero Alphaville e site da artista




Nenhum comentário: