domingo, 14 de setembro de 2008

UM LUXO!


UM LUXO!
Você já parou um instante para admirar a beleza frágil de uma planta? Ainda que por um breve instante, já descobriu-se fascinado pela maravilha de um pôr-do- sol? Ok. Se já experimentou algo assim, entenderá melhor o que digo. O viço da folha e a pintura delicada das nuvens no horizonte são imagens perfeitas daquilo que atrai a mente humana justamente por sua exuberância, pela beleza que parece ultrapassar todos os limites. Essa é uma definição possível para luxo, algo que encanta por situar-se além do que é simplesmente útil e necessário.

A exuberância da folha e da nuvem, contudo, é o luxo dentro de si mesmo, autêntico, único, verdadeiro. Sua existência e sua imagem não têm nada de supérfluos. Testemunhar o sol nascendo e se pondo é gênero de primeira necessidade em nossas vidas. E é luxo, ao mesmo tempo. Assim como reverenciavam o Sol em culturas do passado,homens e mulheres vivem querendo apoderar-se de algo belo, intenso e intangível. Iludem-se com a idéia de arrebatar o fogo que está nas mãos dos deuses e tornarem-se eles próprios algo que esteja para além do humano. Sonham com o dia em que irão engarrafar e colecionar alvoradas e entardeceres.

Há algo desse sentimento no nosso fascínio pelo luxo.O que difere, talvez, seja o que nós vemos como luxo para nós mesmos e o que enxergamos nos outros. Acreditamos que nossas próprias escolhas são mais aceitáveis e defensáveis do que as dos demais. De que sempre estamos falando de algo autêntico, enquanto a preocupação dos outros é pura fachada, embalagem, ostentação.Alguém já disse que a diferença entre o luxo e a necessidade depende do que seu vizinho tem e você não.

Assim,sem correr o risco de ser frívolo, já que as escolhas erradas são as dos outros, registro meia dúzia de coisas que considero luxo autêntico.Começo pelo feijãozinho Mega bem feito que minha mãe faz, passa pelo desfile da Mangueira na Marquês de Sapucaí,pelas lembranças de bagunças que fazia quando criança ( brincando de rolemã, elástico, praia, bibicleta com os amigos).É a própria sandália havaiana em seu modelo mais básico, um dos calçados que mais nos aproxima da experiência de andar descalço ­ luxo e virtude que até a Nike persegue com muito investimento e tecnologia. Fiquemos de olho na possibilidade de andar descalço, essa sim, uma experiência sublime nestes dias de sapatos tão apertados e saltos tão altos. Acordar ao meio-dia é um luxo sem tamanho, um Sábado ensolarado, reunir os amigos pra uma bagunçinha boa, tomar um banho de 1 hora é um luxo.

Palavra gasta, luxo é freqüentemente confundido com ostentação. .Às vezes até funciona para que alguém compre um passado respeitoso ou use sua grana para fazer sua grama parecer mais verde que a do vizinho.Pura ilusão. Que fique combinado: não é disto que estamos falando aqui. Falamos é de exuberância e de esplendor. Algo que pode estar no vigor da planta, na vista do pôr-do-sol e na sensação de liberdade que só se tem com os pés descalços. Epícuro, o filósofo da simplicidade, que acabou sendo transformado em sinônimo de produtos supérfluos, ensinava, sabiamente, que nada bastará àquele que é incapaz de ter bastante com o pouco. Esse é um saber necessário. Portanto, um luxo.








Recebi de presente um selinho da Carol( tks Carol), e estou repassando e dando um outro selinho para:

*Anderson(Melhor Ângulo)
* Ana Carolina
*Carla
*Erika
*Heloísa
*Juhits
*Lella
*Tassi
*Maria Fernanda







15 comentários:

meus instantes e momentos disse...

lindo post, gosto daqui.
Tenha uma bela semana.
maurizio

Doug disse...

retribuindo o click...

obrigado pela visita!

o seu blog é tão 'poupée'!

Atividades prof Gabriela disse...

Nossa, adorei o texto muito bom mesmo Tha! Sempre que der passo para dar uma lidinha. Beijos e boa semana.

Fabi disse...

Parabéns pelo selo....
e o texto está ótimo, a beleza e o luxo estão nas pequenas coisas, na natureza, que nem precisamos pagar para observar

Francine Esqueda disse...

Uau!!! Entrei para ver meus recados e o que vejo??? Hum... Quantas pessoas novas, especiais, quantos elogios e quanta alegria!!! Estou mais que feliz por ter vc aqui!!! Claro que pode linkar!!! Seu blog sim que é um luxo! Como este post! A-do-rei!
Voltarei muitas vezes!!!
Beijos no coração!
Contem comigo!!!!

Dan Vícola disse...

Concordo contigo!
As coisas mais simples são as mais lindas, se observadas em toda sua complexa simplicidade! =)
Obrigado pela visita!

Beijo!

anderson eduardo disse...

Quanto luxo seu blog hein, os selinhos sao mais que merecido, obrigado pela gentil visita, voltarei aqui sempre.. abraços e boa semana

Lorena Natália disse...

mto legal...dar um novo olhar sobra a dimensão da palavra luxoo...
eu tenhu tanto luxo na minha vida...e às vezes nem perceboo!!^^
e existe coisa mais luxuosa que a lua cheia?
rsrsr
as borboletas?
acho que não!!
=D
PARABÉNS!!^^

JuHits disse...

Tatá!
Adorei o seu blog e esse selinho então... Hummmmmmmmm

Obrigada!!!

Bjs e td de bom!

Tassi disse...

Beleza e luxo andam juntos. Porém, somos nós quem repudiamos sua real vivacidade. Temos a idéia errônea de querer insistir que ambos em sua maioria, não estão relacionados.

Claro que está. Em tudo há suas respectivas características. Mas, cada um tem uma visão.. e pior seria se todos pensassem iguais, pois; não haveria troca de opiniões!

Belíssimo post, querida!
Adoro aqui!

Ps: obrigadíssima pelos selos, viu!? De verdade!!!


beijo grande
até mais ver ;*

anderson eduardo disse...

Nao sei como te agradecer, mais fico muito feliz por este selo. muito obrigado e te linkei tambem.. abraços e tudo de bom

Fabi disse...

claro q pode me linkar, será um prazer... e pode tb atualizar o blog..rs

Anônimo disse...

Uauuuuuu, esses links com a mitologia e a citação filosófica do final deram todo o ar da graça ao post, belíssimo!
Bjos, moça!!!

Ah, e muuuitos luxos pra tdas nós, né?

Anna O.
Divã Rosa Choque

Dan Vícola disse...

Eu adorei os posts sobre os signos, ali embaixo! O do portão e o da lâmpada queimada!
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
Muito verdadeiro!
=)

PS: Sou VIRGINIANO! ;-)

Abraço!

Anônimo disse...

Olá Tata!
Lindo seu post e também o que você descreve sobre a natureza.Adorei!
Ah esse gatinho dançando ficou muito fofo.

Trnha uma ótima semana.